São Paulo não é uma cidade – invenções do centro
Sesc 24 de Maio, São Paulo, Brazil
August 2017 – January 2018
curatorship Paulo Herkenhoff and Leno Veras
exhibition design Isabel Xavier
collaboration Claudia Afonso
assistant Clara Kanazawa
furniture design Claudia Afonso

São Paulo não é uma cidade – invenções do centro
Sesc 24 de Maio, São Paulo, Brasil
Agosto 2017 – Janeiro 2018
curadoria Paulo Herkenhoff e Leno Veras
projeto expográfico Isabel Xavier
colaboração Claudia Afonso
assistente Clara Kanazawa
desenho do mobiliário Claudia Afonso

Curated by Paulo Herkenhoff and Leno Veras, and planned by SESC São Paulo especially for the opening of SESC 24 de Maio, the exhibition pushes the boundaries of the visual arts by presenting a theme, works and support pieces that help trigger a debate on what constitutes ‘down town’ based on an analysis of the concepts of Downtown. The show offers a potential interpretation of downtown São Paulo based on the concepts of centre and city (‘down’ and ‘town’), and the contexts of history, art, architecture, urban planning, the industrial sector, businesses and symbolic sites, as well as people, jobs, wisdoms and the everyday life of the complex and diverse city.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras, e planejada pelo SESC São Paulo especialmente para a inauguração do SESC 24 de Maio, a exposição amplia os limites das artes visuais ao apresentar um tema, obras e peças de apoio que ajudam a desencadear um debate sobre o que constitui o centro da cidade baseado na análise dos seus conceitos. A mostra oferece uma interpretação potente baseada nos conceitos de centro e cidade, e nos contextos de história, arte, arquitetura, planejamento urbano, setor industrial, empresas e locais simbólicos, assim como pessoas, empregos, sabedorias e o cotidiano da complexa e diversificada cidade.

© Isabel Xavier

The furniture for the Education Department was specially made following guidelines and requests of the professionals and aligned with the concept of the exhibition design.

O mobiliário para o Serviço Educativo foi feito especialmente seguindo as diretrizes e solicitações dos profissionais e alinhado com o conceito da arquitetura da exposição.